No Marketing Digital, a escolha das palavras-chave do seu anúncio não nasce por acaso, são criadas baseadas na estratégia de pesquisa do Google Ads e dependem do objetivo do cliente. Ao contrário do que muitos  possam pensar sobre o chamado “leilão de palavras”, a melhor estratégia não é investir no maior lance possível, ou seja, nas palavras mais caras. Quem aposta nessa estratégia pode estar perdendo tempo, dinheiro e – o mais importante – clientes!

“O ideal é dar preferência para palavras específicas para o seu objetivo, seu nicho mesmo. Mesmo em palavras cujas buscas são médias ou baixas, os resultados podem ser interessantes pois dentro de algum tempo, elas vão atingir um nível maior de pesquisas. Ou seja, você vai apostar em palavras mais em conta que, em pouco tempo, vão se equiparar com as mais procuradas. É menos custo por clique (CPC), uma boa estratégia” explica Artur Christoval,  Digital Media Analyst da KAKOI Comunicação.

Como funciona
Artur explica que no maior buscador do mundo, Google, as pesquisas são realizadas diariamente e acontece um leilão, definindo a posição em que os anúncios vão aparecer e o valor por clique: “A agência planeja quais as melhores palavras-chave para divulgar, assim como o valor limite a se pagar por cada uma delas”

Uma das coisas que as empresas não sabem é que, ainda que o anúncio delas esteja na segunda, terceira ou quarta-colocação, estão pagando mais do que os anunciantes de primeira. Isso se dá por algo que o Google chama de “Qualidade do Anúncio”:

“Existem centenas de nuances diferentes para aferir a qualidade do anúncio, então, quando a concorrência faz com que dois anúncios tenham anúncios parecidos para a mesma segmentação, é essa qualidade que fará a diferença” diz, Artur.

Principais Aspectos considerados na “Qualidade do Anúncio
– Página de destino rápida
– Página de destino condizente com o anúncio
– Página de destino mobile ou responsiva


O Google verifica através da segmentação ou do formato, se ele está qualificado para ser visível. Quanto mais lances os anunciantes derem em suas palavras-chave, maior poderá ser a concorrência:

“A estratégia de escolher uma palavra-chave emergente é o que vai diferenciar um negócio. Apostar nas palavras tops nem sempre tem um bom custo-benefício”  finaliza o especialista.

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