Warm toned portrait of contemporary African-American man using laptop sitting at table in coffee shop, copy space

Não faz nem um ano desde que as pessoas perdiam oportunidades justamente por morarem longe de onde as vagas estavam. Dependendo da função, esse tipo de problema é coisa do passado – e esse é, talvez, um dos poucos pontos positivos da pandemia: o despertar do trabalho à distância!

“O local onde a pessoa mora já não importa muito e o espaço de trabalho tornou-se muito flexível. Existem empresas que adotaram o modelo remoto, já pensando em um sistema que virá depois da esperada pós-pandemia” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

2020 Consolidou o Teletrabalho
A especialista reforça que todo o processo de recrutamento já está acontecendo online, com colaboradores que estão trabalhando em uma empresa e nem mesmo tiveram que ir até a agência de seleção ou nos escritórios para os quais foram contratadas: “Avançamos tanto neste novo cenário também é possível contratar mão de obra presencial à distância, como aconteceu recentemente no Chile. Selecionamos diversos trabalhadores em Santiago para uma indústria que se instalou na região. Tudo feito desde aqui, do Brasil, e correu muito bem” lembra Catalano.

Quais modelos de trabalho estarão em alta em 2021?
Se 2020 trouxe avanços para quem nem cogitava vagas pela distância, 2021 vai ser a consolidação de algumas modalidades e funções.

1 – Modelos Home Office: Este é o modelo em que os colaboradores já possuem expertise na modalidade e a empresa fornece todo o necessário para desempenhar a função: “O colaborador precisa, necessariamente, estar em sua casa durante o expediente de trabalho. Já é uma alternativa interessante para quem vive em uma localidade sem perspectiva de crescimento”.

2 – Trabalho Remoto: O colaborador pode estar em qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de equipamento disponível para trabalhar, normalmente através de um computador, e boa conexão: “Este modelo já é bem conhecido e utilizado por mochileiros, que vivem cada mês em um país. Necessário muita disciplina e organização para não deixar essa liberdade atrapalhar as responsabilidades.”    

3 – Modelo Híbrido: Há espaço físico, mas também a possibilidade de se trabalhar em outro local. É um modelo interessante quando começarmos a voltar gradativamente à normalidade, ou na melhor das hipóteses, ao “novo normal”: “Cada colaborador ou gestor, dependendo da política da empresa, decide onde será melhor desempenhar suas atividades. Tudo precisa ser alinhado entre equipe e gestão” finaliza Catalano.

covidcovid-19empresa de recrutamento e seleçãohome officenossa rhnovas oportunidadesnovo normalpandemiaRH Nossatrabalhar em cafeteriatrabalhar em casatrabalhar em outra cidadetrabalho à distânciatrabalho home officetrabalho remotovagas

Previous post

Ilhabela participa de eventos de inovação e tecnologia

Next post

Pousada Maranduba é opção de Natal a beira-mar em Ubatuba

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.