Com a retomada, foco é no preparo de professores para uma nova rotina escolar em 2021; investimento prévio em recursos digitais também contribuiu para a performance positiva da instituição durante o ensino remoto

No último dia 14, a Prefeitura de São Paulo liberou a reabertura de escolas na capital em 1º de fevereiro com 35% dos alunos, notícia que continua consolidando a fusão entre o aprendizado presencial e o virtual. O cenário atípico do fechamento das escolas em 2020 exigiu um novo planejamento de gestores e acelerou uma demanda latente: a reestruturação dos modelos educacionais. O Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português e alemão) localizada em Interlagos (SP), já vinha trabalhando com o conceito de ensino híbrido há dois anos, perseguindo a necessidade de mudança e de disrupção dentro da educação, implementando diversas estratégias diferentes que foram essenciais para o sucesso do modelo de educação remota que vem sendo adotado durante a pandemia.

Desde 2018, o Colégio vem investindo em metodologias ativas e recursos digitais para se adaptar ao ensino híbrido, com a Suite do Google For Education com professores e alunos conectados via Google Classroom. “Adotamos esses recursos previamente e já vínhamos capacitando nosso corpo docente de forma contínua e com a pandemia, o que precisaríamos implementar, já tínhamos, mas não era utilizado. E com isso, conseguimos “saltar” com os professores”, avalia Erik Hörner, Vice-diretor do Colégio Humboldt. 

O projeto tomou corpo e proporção com a ampliação de uso e domínio discente das ferramentas e a partir do início do ano letivo de 2020, as turmas de 8º do Ensino Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio utilizam um Chromebook por aluno. Além disso, o Colégio investe constantemente na formação de docentes. Em julho e setembro de 2020, as jornadas de capacitação foram sobre ensino híbrido e também sobre estratégias de aulas com aplicação digital. Em 2021, o programa começou em janeiro e vai até o mês de abril com alguns sábados de trabalho. “A formação vai conciliar teoria e prática, focando no Planejamento Reverso e combinará aspectos da metodologia japonesa Lesson Study, uma estratégia centenária de formação de professores no Japão”, diz o Vice-diretor do Humboldt.

No momento pandêmico, o modelo híbrido de ensino-aprendizagem ganhou força e o Colégio Humboldt se preparou no mês de julho para que em setembro pudessem ter aulas presenciais e aplicar ferramentas híbridas para alunos que ficariam em casa, quando naquele momento, as aulas voltariam a ser presenciais, mas foram canceladas pelas autoridades. “No caso do Humboldt, com toda essa caminhada que já tínhamos construído anteriormente com as novas tecnologias, facilitou alguns aspectos: nos deu suporte para que o ensino remoto se constituísse dentro de um modelo específico”, constata.

Hibridismo no Humboldt

Erik Hörner explica que o hibridismo implica em combinar ou misturar, em doses variadas, cada ingrediente de metodologias ativas, recursos digitais, ensino presencial e remoto, com foco em uma aprendizagem mais efetiva e significativa.

O modelo de ensino híbrido seguido pelo Colégio Humboldt é em formato de um plano semanal de estudos, distribuído em, aproximadamente, 2/3 assíncrono, com apoio docente, 1/3 síncrono com videoconferências. “O aluno consegue desenvolver esse plano em aula presencial e em casa também. É o planejamento que dá sentido para o ensino híbrido”, diz o vice-diretor do Colégio Humboldt. Agora, com a retomada das aulas presenciais, o Colégio pretende manter o método, aperfeiçoando-o.

“Para o retorno presencial, nossa aposta é no fortalecimento das ações socioemocionais, com acolhimento dos alunos e foco na atenção da autonomia do estudo, que é o ponto forte do Colégio”, afirma Erik Hörner. “Também, teremos que seguir com os estudos em casa e o aluno precisa estar munido de ferramentas intelectuais individuais – não é autodidatismo, mas sim, um estudo autônomo orientado à distância. Nesse sentido, o ensino híbrido vem a se somar com o estudo individual do aluno”.

Para o vice-diretor, o Colégio Humboldt já se adaptou a essa nova rotina. “Do ponto de vista do que precisa ser feito, estamos preparados e adaptados. Temos professores qualificados para o trabalho remoto e o número de professores com dificuldades em tecnologia caiu, além de estarmos equipados”.

Sobre o Colégio Humboldt 

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão – Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.

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