Todo centro de distribuição trabalha com recebimento das mercadorias, conferência constante de estoque, movimentação para armazenagem, separação de pedidos, embalagem e expedição. Nas grandes empresas, este volume é tão expressivo que qualquer detalhe equivocado pode atrasar o processo inteiro.

“Os centros de distribuição precisam ter auditoria de tudo, desde estoque até o que está sendo despachado. Sem um gerenciamento adequado dessas operações, as chances da distribuição se tornar um caos são enormes e a empresa não vai ofertar bons serviços” alerta Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.


Layout bem cuidado
Detectar onde está o problema no centro de distribuição é uma tarefa difícil, mas que pode ser revolvida com mudança no layout do projeto, e isso envolve processos gerenciais e operacionais que dizem respeito à rotina. Um trabalho terceirizado consegue facilitar o gerenciamento dos riscos e melhorar o fluxo:

O que pode ser feito?
Agilizar o controle das ações de separação e retirada dos produtos, mais conhecido como picking, além de um bom acompanhamento nas mudanças entre fornecedores, produtos e clientes para maior ou menor quantidade, são partes da engrenagem do redesenho de um centro de distribuição.

Renato explica que o layout deve ser estruturado com as necessidades operacionais, sempre considerando todas as características das instalações físicas, como espaço das áreas e setores, como o tipo de piso, número de prateleiras, equipamentos como porta-paletes e esteiras além das características dos produtos e serviços:

“Uma equipe terceirizada vai analisar situações que os colaboradores da empresa, mais especificamente deste setor, não conseguem perceber justamente pela movimentação absurda que é a operação. São detalhes como peso, volume e forma de acondicionamento isso sem contar em como os equipamentos estão sendo utilizados. Como objetivos principais estão a redução dos custos com frete e mão de obra e, a vantagem mais perceptível, o ganho de espaço através de estoques que se renovam periodicamente” completa Renato. ”

Se uma empresa possui problemas no centro de distribuição, a terceirização vai descobrir exatamente o que precisa ser feito e propor soluções para essa adequação, é a vantagem de se contratar um parceiro focado especificamente nesse desenvolvimento.

Previous post

Ultra Clean Brasil lança assinatura anual para limpeza de linhas de água purificada nas indústrias

Next post

“As árvores de Maringá são uma das minhas inspirações”, diz artista plástico

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.