Professora de Artes Visuais do Colégio Humboldt, Patricia Naka, dá dicas para aproveitar a data e ampliar o conhecimento por meio das artes
Enquanto alguns países da Europa ensaiam a reabertura de museus a partir desta semana, para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18/05), a especialista em Estudos em Museus de Arte (USP-BR), Patricia Naka (foto), professora de Artes Visuais do Colégio Humboldt (colégio bilíngue português alemão da capital paulista), dá dicas de como aproveitar essa data e ampliar o conhecimento por meio das artes.
“O dia internacional dos museus é comemorado anualmente com o objetivo de incentivar as pessoas ao hábito de visitar museus de arte moderna, clássica, contemporânea, de história natural, entre tantos outros”, afirma a professora Patricia Naka. “Tradicionalmente, existem museus desde o Renascimento. O gabinete de curiosidades é um ancestral do museu moderno, que surgiu no Renascimento na Europa e teve um papel fundamental no desenvolvimento da ciência e da própria produção moderna, pois era uma forma que a cidade organizava de mostrar às pessoas suas descobertas científicas e também, a produção artística, cultural do seu local”.
Dentre milhares de museus no Brasil e no mundo, de artes, ciências, história natural e cultura, a professora Patricia indica os Museus de Arte mais visitados do mundo, assim como dá dicas para “viajar” de forma online nos que disponibilizam tour virtual.
- “Para você que está em casa, indico o aplicativo / plataforma digital Google Arts & Culture lá você poderá conhecer museus do Brasil e do mundo! Eles atualizam diariamente em seu feed, com visitas virtuais 3D a museus de arte, espaços culturais, museus a céu aberto e seleções temáticas”.
- “Para quem está em São Paulo, a maioria dos museus, galerias e centros culturais já abriram suas portas para visitação física. Sugiro a visita ao Complexo do Parque Ibirapuera, que, além de ser um dos principais parques da cidade, confere também um importante Polo Cultural. Lá encontram-se além da arquitetura de Oscar Niemeyer, pontuando o vão livre de concreto da Marquise, os museus: MAM-SP, a Bienal, o Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão das Culturas, o Planetário e o Pavilhão Japonês, entre espaços de lazer, esporte e de Jardins Naturais que estimulam a aproximação e o contato com a natureza, considerando sua preservação num espaço público de visitação aberta à todos”.
- “Além disso, há uma ampla lista de Museus no Brasil e no mundo que disponibilizam tour virtual”:
Tour-Virtual Museus do Brasil
Museu de Arte Moderna de São Paulo
MAM-SP tour virtual por todas as exposições do MAM
Tour Virtual MAM-SP. Exposição em cartaz: Antonio Dias: derrotas e vitórias
MAM-SP Google Arts & Culture – Tour Virtual
Museu Afro-Brasil
Museu Afro-Brasil Primeiro Andar
Museu do Futebol
Tour 3D Museu do Futebol SP, Brasil
MASP – Museu de Arte Assis Chateaubriand SP
Pinacoteca de São Paulo
MAC-USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de SP
Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
MIS – Leonardo da Vinci 500 anos de um Gênio
Museu do Amanhã RJ
Tour Virtual – Museu do Amanhã Rio de Janeiro
Museu Oscar Niemeyer – Pará
CCBB – SP (Exposição Egito antigo)
Inhotim – MG
Museu da Língua SP
Museu Casa de Portinari – SP
Tour-Virtual Museus Internacionais
Google Art & Culture Exposições 3D
Google Arts & Culture – 8 Exposições 3D
Museum Van Gogh – Amsterdam
MoMa NY
Van Gogh Museum Amsterdam
National Gallery London
Museums Insel Berlin