Professora de Artes Visuais do Colégio Humboldt, Patricia Naka, dá dicas para aproveitar a data e ampliar o conhecimento por meio das artes

Enquanto alguns países da Europa ensaiam a reabertura de museus a partir desta semana, para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18/05), a especialista em Estudos em Museus de Arte (USP-BR), Patricia Naka (foto), professora de Artes Visuais do Colégio Humboldt (colégio bilíngue português alemão da capital paulista), dá dicas de como aproveitar essa data e ampliar o conhecimento por meio das artes.

“O dia internacional dos museus é comemorado anualmente com o objetivo de incentivar as pessoas ao hábito de visitar museus de arte moderna, clássica, contemporânea, de história natural, entre tantos outros”, afirma a professora Patricia Naka. “Tradicionalmente, existem museus desde o Renascimento. O gabinete de curiosidades é um ancestral do museu moderno, que surgiu no Renascimento na Europa e teve um papel fundamental no desenvolvimento da ciência e da própria produção moderna, pois era uma forma que a cidade organizava de mostrar às pessoas suas descobertas científicas e também, a produção artística, cultural do seu local”.

Dentre milhares de museus no Brasil e no mundo, de artes, ciências, história natural e cultura, a professora Patricia indica os Museus de Arte mais visitados do mundo, assim como dá dicas para “viajar” de forma online nos que disponibilizam tour virtual.

  • “Para você que está em casa, indico o aplicativo / plataforma digital Google Arts & Culture  lá você poderá conhecer museus do Brasil e do mundo! Eles atualizam diariamente em seu feed, com visitas virtuais 3D a museus de arte, espaços culturais, museus a céu aberto e seleções temáticas”.
  • “Para quem está em São Paulo, a maioria dos museus, galerias e centros culturais já abriram suas portas para visitação física. Sugiro a visita ao Complexo do Parque Ibirapuera, que, além de ser um dos principais parques da cidade, confere também um importante Polo Cultural. Lá encontram-se além da arquitetura de Oscar Niemeyer, pontuando o vão livre de concreto da Marquise, os museus: MAM-SP, a Bienal, o Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão das Culturas, o Planetário e o Pavilhão Japonês, entre espaços de lazer, esporte e de Jardins Naturais que estimulam a aproximação e o contato com a natureza, considerando sua preservação num espaço público de visitação aberta à todos”.
  • “Além disso, há uma ampla lista de Museus no Brasil e no mundo que disponibilizam tour virtual”:

Tour-Virtual Museus do Brasil

Museu de Arte Moderna de São Paulo

MAM-SP tour virtual por todas as exposições do MAM

Tour Virtual MAM-SP. Exposição em cartaz: Antonio Dias: derrotas e vitórias

MAM-SP Google Arts & Culture – Tour Virtual

Museu Afro-Brasil

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

Museu Afro-Brasil Subsolo

Museu Afro-Brasil Térreo

Museu Afro-Brasil Primeiro Andar

Museu do Futebol

Tour 3D Museu do Futebol SP, Brasil

MASP – Museu de Arte Assis Chateaubriand SP

https://masp.org.br/acervo/explore

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca SP – 3D

MAC-USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de SP

http://www.mac.usp.br/mac/
https://acervo.mac.usp.br/acervo/index.php

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP

MIS – Leonardo da Vinci 500 anos de um Gênio

MIS no Google Arts & Culture

Museu do Amanhã RJ

Tour Virtual – Museu do Amanhã Rio de Janeiro

Museu Oscar Niemeyer – Pará

https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D

CCBB – SP (Exposição Egito antigo)

https://www.ccbbvirtual.com.br/

Inhotim – MG

Inhotim Virtual

Museu da Língua SP

Museu Casa de Portinari – SP

http://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/

Tour-Virtual Museus Internacionais

Google Art & Culture Exposições 3D

Google Arts & Culture – 8 Exposições 3D

Museum Van Gogh – Amsterdam

Tour Virtual 4K

MoMa NY

MoMa NY – Van Gogh 3D

Van Gogh Museum Amsterdam

Van Gogh Museum Amsterdam 3D

National Gallery London

NationaL Gallery London – 3D

Museums Insel Berlin

https://www.smb.museum/museen-einrichtungen/museumsinsel-berlin/museumsgebaeude/ueberblick/
Previous post

Grupo Volvo e SSAB anunciam parceria na produção dos primeiros veículos do mundo com aço livre de combustíveis fósseis

Next post

Circuito Casa apresenta tendências para home office e decoração para o lar

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.