A Scuola Eugenio Montale assinou com exclusividade uma parceria com a Banca d´Italia – o Banco Central da Itália – baseada no acordo com o Ministero dell’Istruzione, Ministero dell’Università e della Ricerca (MIUR), para realizar o Percorso per le competenze trasversali e per l’orientamento (PCTO) –  ou Capacitação e Orientação Transversal – sobre educação financeira. “Na Itália, os últimos anos do Ensino Médio oferecem a possibilidade de se aproximar do mercado profissional, para os alunos desenvolverem as competências necessárias no mundo do trabalho, conhecerem as empresas, muitas vezes fazendo estágio. Na Montale adaptamos essa ideia, oferecendo todo ano 30 horas para trabalharem com essas competências. Este ano, pela primeira vez, fizemos a parceria com a Banca d´Italia, que trouxe como tema a educação financeira ligada à psicologia comportamental”, explica Amanda Freire Visani, professora de Economia da Montale.

A abordagem anual de temas relacionados ao mercado de trabalho estimula as habilidades dos estudantes, ensina a trabalhar em equipe e oferece informações que vão além dos estudos teóricos, para prepará-los para enfrentar situações práticas da vida profissional. Dessa vez, os alunos entre 15 e 18 anos puderam vivenciar a educação financeira. A Banca d´Italia já desenvolve cursos com escolas italianas, com foco no mercado financeiro, economia, economia sustentável, entre outros. Agora, com a Scuola Eugenio Montale, foi a primeira vez que estendeu um de seus cursos para o exterior.

“O foco inicial foi estudar os meios de pagamento, como cartão de crédito e débito. Como produto final, os alunos criaram e apresentaram vídeos aos estudantes mais novos da escola. Com uma educação peer to peer (entre pares), todos puderam interagir e mostrar, por exemplo, que as escolhas que fazemos no dia a dia, como gastar ou poupar influenciam em nossa saúde financeira”, informa a professora.

Segundo Amanda, dentro do contexto da pandemia, a iniciativa inédita da Banca d´Italia trouxe uma proximidade com os estudantes, que se sentiram motivados com o tema educação financeira. “Estamos vivendo momentos de insegurança, então tratar de educação financeira foi significativo. Os alunos nessa faixa etária já têm ideia do que é dinheiro e, com o curso, puderam ter elementos para fazer escolhas em suas vidas. Foi, sem dúvida, uma experiência importante para eles”.

Para a diretora pedagógica da Montale, Paola Capraro, o projeto permitiu trabalhar a resiliência dos alunos e a capacidade de cada um resolver problemas. “É importante que as crianças aprendam, desde pequenas, a lidar com as questões financeiras e sustentáveis a fim de não gerar consumo excessivo. As crianças entenderam as mensagens e a importância do consumo responsável. Essa aproximação com o mundo do trabalho ajuda a estimular nos alunos a resiliência e o trabalho em equipe, além de competências técnicas”.

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