Gloved hands of young female ecologist sitting by stream of dirty water in polluted area and taking sample of toxic soil to study its characteristics

Grandes geradores de óleo, como a Arcos Dorados, empresa responsável pela administração da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, estão de olho na destinação do óleo usado. Em seu mais recente Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável, a multinacional revelou seu plano estratégico de longo prazo em cinco pilares de desenvolvimento: emprego jovem, mudanças climáticas, embalagem e reciclagens, abastecimento sustentável e, por último, família e bem-estar.

A coleta de óleo entra justamente no item que trata a respeito de embalagens e recicláveis. A Arcos Dourados divulgou que das 18 metas traçadas no relatório anterior, de 2015, já conseguiram a redução de 40% no uso de plásticos descartáveis e a reciclagem de mais de 2.000 toneladas de óleo vegetal.

“Todos devem reciclar o óleo vegetal uado, isso não é nenhuma novidade. Mas ainda existem restaurantes, residências e codomínios que ainda não sabem como proceder para fazer o caminho da reciclagem correta de maneira sustentável” explica Vitor Dalcin, Diretor Executivo da Ambiental Santos.

  
O óleo é SUA responsabilidade
Se grandes empresas estão preocupadas com o óleo usado, esse exemplo deve servir de alerta para que em hipótese alguma essa material tenha como destino o ralo das cozinhas.  Além de obstruir o encanamento de sua residência, este óleo irá poluir rios e mares, impactando nos seres vivos.

Como proceder com o óleo
Para ajudar o consumidor a não despejar o óleo usado em locais inadequados, Vitor explica como deve ser o caminho do óleo para evitar contaminação do solo, das águas das cidades e, ainda por cima, evitar multas pesadas:

“Espere esfriar o óleo para evitar acidentes com queimaduras. Como vamos utilizar embalagens plásticas, como garrafas pets, o óleo quente vai danificar a embalagem. Espere esfriar e utilize um funil para evitar perdas. Essas garrafas não quebram e ainda possuem uma tampa que consegue vedar muito bem o conteúdo, ou seja, não tem como vazar. O óleo não vai soltar cheiro e nem atrair insetos”.

Você precisa higienizar as panelas e outros elementos que tiveram contato com o óleo, como a pia e os talheres. Use um papel toalha com detergente e água quente: “Não ligue a torneira para limpar diretamente na pia, para que nenhuma gota de óleo vá para o esgoto. Use o papel e descarte em seguida”

Por fim, procure um ponto de coleta de empresas sérias e que tenham os certificados necessários, como a Ambiental Santos: “existem alguns carros com equipamento de som passando pelas ruas, pedindo óleo. Isso é um perigo. De nada adianta fazer todo o processo e entregar o óleo usado para uma empresa pirata que vai filtrar o óleo para revender mais barato. A destinação precisa acontecer com uma empresa certificada, em pontos de coleta espalhados em supermercados” alerta Vitor.

Previous post

Home Office: O que as empresas podem (e não podem) fazer?

Next post

Porque as pessoas compram iPhone e  Mercedes-Benz?

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.