A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale lançou a Jornada contra o Trabalho Infantil, uma campanha de conscientização sobre o tema. O projeto prevê várias atividades ao longo do ano de 2021 com os alunos da III Sc. Secondaria di I Grado (8º ano do Ensino Fundamental II). A primeira foi a produção de um vídeo institucional para sensibilizar os alunos sobre a importância da luta contra a exploração do trabalho infantil no mundo. “Nosso objetivo é trazer o problema da exploração de crianças e adolescentes que trabalham de forma ilícita no Brasil e no mundo para a nossa instituição e convidar nossos alunos a refletir sobre a problemática, pensando em maneiras de como dar a sua contribuição”, informa o professor Marcílio Viera, um dos coordenadores do projeto e professor das disciplinas de Italiano, História e Geografia.
O vídeo contou com uma equipe pedagógica multidisciplinar para orientar os alunos, envolvendo as disciplinas de Italiano, História, Geografia, Música, Religião, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. “Contratamos também os serviços de um especialista em comunicação audiovisual, Francisco Grasso, para dirigir as crianças e fazer a montagem e edição do vídeo”, revela o professor.
Vieira conta que, inicialmente, o projeto previa a apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho infantil no mundo, estimulada pela leitura do livro “A História de Iqbal” (Francesco D’Adamo, 2001). Mas surgiu a possibilidade de participar da iniciativa promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) porque 2021 é o “Ano Internacional Contra o Trabalho Infantil” , instituído pela ONU. “Agora podemos estimular os alunos a colocar em prática ações de cidadania ativa como compreender os problemas da atualidade do mundo em que vivem e sugerir propostas de solução”.
Outras atividades estão em fase de elaboração e serão apresentadas durante o ano letivo.