Fazer parte de um grupo de profissionais com experiência acumulada – nos mais diversos segmentos – é uma grande vantagem! As empresas estão atentas nos profissionais que tenham passado por gestão de equipes, treinamentos, cursos e tenham especializações como MBA, pós-graduações e outros cursos ao longo da vida profissional.

Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, explica que o mercado está mais aberto para profissionais com experiência, porém a busca por estas vagas ainda parece um pouco desafiadora:

“Pessoas com mais de quarenta anos podem se sentir um pouco fora do mercado de trabalho pela idade, isso é comum acontecer. Procurar trabalho pode ser uma tarefa desgastante ainda mais quando se está competindo com pessoas mais novas, porém o fator experiência e estabilidade passou a ser um fator positivo e que deve estar presente no currículo de qualquer profissional com mais de 40 anos.”

O que fazer para quem em mais de 40 anos ser notado na busca por emprego?

Catalano separou quatro detalhes que vão potencializar seu currículo e fazer a diferença:

Deixe claro quais são suas experiências e tenha paciência
Esta rotina de entrevistas, cadastro em sites de emprego e espera por retorno gera grandes expectativas: “Quanto mais informações sobre a sua experiência  do mercado nos últimos anos, melhores as chances de um retorno positivo. Descreva projetos, soluções encontradas e desperte interesse no recrutador. São vantagens que uma pessoa mais nova não terá”

Troque experiências
Ouça e compartilhe experiências com seus amigos e colegas. Essa troca de experiência pode ajudar a abrir novas possibilidades de trabalho que você não havia cogitado e até mesmo cursos que podem servir como diferenciais:

“Depois dos 40, o ideal é cultivar relacionamentos como se também estivéssemos trabalhando. Lembre-se de que uma dica de trabalho por surgir de onde menos se espera. Mantenha ativa sua rede de contatos sempre.”

Não caia em golpes
A vontade de encontrar um novo trabalho pode trazer alguns problemas. Mantenha a tranquilidade para não cair em propostas de falsos coachs ou headhunters  que se aproveitam do fato da pessoa estar fora do mercado de trabalho para tentar empurrar algum “pacote milagroso”:

“O processo de coach é só uma ferramenta nesta busca, não é nada mágico. Mas, se estive tentado em buscar essa mentoria, a recomendação é investigar se o coach está, de fato, conectado com sua área de trabalho e se ele faz um trabalho realmente sério. Existem trabalhos sérios, mas o processo todo, que precisa ser realizado para sua evolução, leva um certo tempo. Cuidado com promessas de mudanças rápidas”

Se atualize, dentro da sua realidade
Se a experiência é um diferencial, isso não significa que você não precisa estar atualizado. Siga estudando, se aprimorando e atualizando conhecimentos. Pode ser uma pós-graduação ou MBA, mas um curso gratuito do próprio YouTube pode fazer a diferença e não vai comprometer seu tempo e nem seu orçamento agora:

“Há a ideia de que basta voltar a estudar que o mercado começará a te observar com outros olhos, mas não é bem assim. Tem que investir bem seu tempo e dinheiro. Fazer, por fazer, não vai ajudar em nada.  Avalie quais cursos valorizarão sua experiência antes de começar” completa Catalano.

Previous post

Instagram mudou na carona do TikTok e o seu negócio precisa se adaptar agora!

Next post

São Paulo: novos passeios e flexibilização de comércio e serviços

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.