A divulgação da classificação dos cursos, realizada pelo Guia da Faculdade – Estadão/Quero, tornou-se motivo de festa para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba. A UTFPR foi destaque com seu curso de Letras Português, que recebeu pontuação máxima de cinco estrelas. Foram mais de 14 mil cursos superiores avaliados por professores de todo o país, que deram suas opiniões sobre a qualidade dos cursos superiores oferecidos. A pesquisa de opinião acadêmica é tradicional, gerando um selo de qualidade que posiciona as graduações em diferentes faixas, segundo as notas dos especialistas.

Cristiano de Sales, Coordenador do curso de Licenciatura em Letras Português, comemora a qualificação máxima, resultado do empenho nos últimos dois anos para adaptar o curso, que é tipicamente presencial, para uma condição remota.

Sales recebeu com bastante alegria as cinco estrelas, sobretudo por ser um dos poucos cursos de Humanas dentro de uma instituição tradicionalmente tecnológica: “esse reconhecimento, de um curso de Humanidades dentro de uma universidade tecnológica, consolida nossa presença dentro da UTFPR. Temos que enaltecer as coordenadorias anteriores, que foram espetaculares para este resultado, incluindo o chefe de departamento. Nosso curso de Letras conta muito com esse trabalho bem feito”.

Adaptações na pandemia sem prejuízo para os alunos
Na pandemia houve adaptação em todo mundo educacional e no curso de Letras não foi diferente. Os cursos técnicos têm o lado mais prático, mas, evidentemente, muitos desafios impuseram-se ao curso de Letras, o que não impediu a adaptação.

“O mais interessante é que, mesmo o nosso curso não sendo tecnológico, tem uma parte prática bastante significativa por sermos licenciatura. Temos estágios e atividades práticas adaptados também e, graças ao empenho e esforços dos colegas, deu certo. Todas as matérias foram ofertadas desde que surgiu a possibilidade do remoto, incluindo estágios, TCC e o nosso projeto integrador que une diversas disciplinas.”

O futuro do curso de Letras
Sales reforça ainda que todos os cursos da UTFPR estão passando por uma reformulação curricular e o curso de Letras também será atualizado, mas sem perder a essência: “vamos preservar nossos princípios básicos que giram em torno da pesquisa, do estímulo ao senso crítico, na defesa de pontos de vista divergentes quando necessários, de se posicionar sem perder de vista que somos a Humanidade dentro de uma instituição tecnológica”.

Para mais informações sobre a lista de cursos acesse:
– Quero Educação (querobolsa.com.br/guia-da-faculdade)
– O Estado de S. Paulo (publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade).

Previous post

Kits promocionais com terceirização melhora rentabilidade 

Next post

Papai Noel chega sexta-feira (12) ao Catuaí Shopping

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.