Canguaretama é um dos destinos turísticos mais atraentes para a temporada de verão no litoral potiguar. A cidade oferece várias atrações turísticas e históricas, como museus e construções centenárias, além de ser considerada o ponto de partida do Caminho dos Santos Mártires, roteiro de turismo religioso que vem despontando como um dos novos atrativos do Rio Grande do Norte.

O nome Canguaretama significa vale das matas ou também terra dos canguás. A cidade está situada a 67 km da capital Natal e fica no sul do estado. Atualmente, o camarão, o caranguejo, a ostra e o turismo dão uma nova perspectiva de desenvolvimento ao município, onde está sendo trabalhada a temática da “capital do caranguejo” – tendo em vista que a cidade possui uma extensão de quase 20 km de manguezal, o habitat desse animal e dos mariscos. 

O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural canguaretamense. Em várias partes do município é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda dos produtos artesanais.

Barra do Cunhaú

A Praia de Barra do Cunhaú oferece belezas naturais, como uma hidromassagem natural formada no meio dos parrachos e as piscinas naturais cercadas de rochas, propícias para um delicioso banho de mar e para pegar aquele bronze. A praia é regionalmente conhecida como “o Caribe do Nordeste” e tem extensos manguezais, sendo um polo produtor de camarões, caranguejos e ostras.

Outras atrações históricas, principalmente ligadas ao turismo religioso, e que vêm ganhando destaque a nível nacional são o Engenho de Cunhaú e o Santuário Chama do Amor. Cunhaú já foi o centro mais importante da Capitania do Rio Grande do Norte, durante o Brasil Colônia. As principais festas realizadas na cidade são a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Festa dos Mártires de Cunhaú, a Semana da Cultura e o Festival de Verão. 

Barra do Cunhaú é um lugar para quem busca tranquilidade e natureza abundante para aproveitar o verão. Com praias de águas transparentes e areia branca, além de piscinas naturais e pequenas ilhas desertas, o destino garante uma viagem inesquecível e cheia de aventuras.

Muitas piscinas naturais

Uma das maiores atrações de Barra do Cunhaú são suas piscinas naturais. Com águas calmas, refrescantes e de um incrível tom transparente, as piscinas são ideias para o banho. Além disso, muitas se formam entre as rochas das praias, o que garante que essa seja uma atração segura para todos os públicos. O local é tão charmoso e com uma beleza tão indescritível que ganhou o apelido de Caribe do Nordeste, pela cor transparente e temperatura de suas águas.

No Rio Curimataú, o encontro da água doce com o mar

O Rio Curimataú é o coração da região, já que essa é uma vila de pescadores. Além disso, é pela extensão do rio que ficam muitas das praias desertas da região, que valem muito a pena conhecer. É por causa do Curimataú também que acontece um dos fenômenos mais interessantes da região: o encontro do mar com o rio, uma linda ilusão de ótica que atrai muitos turistas.

Passeio ecológico de barco

Uma das melhores formas de se conhecer todas as belezas da região é por meio desse passeio. Os percursos dependem da empresa ou do dono do barco contratado, mas uma garantia é passar pelas praias desertas, além dos mangues e dunas que ficam nas pequenas ilhas de Barra do Cunhaú. Você tem a opção de realizar esse passeio com várias empresas, e entre elas podemos destacar: Natureza Tour, Passeio Ecológico do Cunhaú e Catamarã Sambaqui.

A beleza da Ilha da Restinga

A Ilha da Restinga fica a aproximadamente 2h da orla da praia e se divide entre o mar de um lado e o rio do outro. Além das lindas praias praticamente desertas para aproveitar, a ilha conta também com dunas incríveis, que são ideais para a prática de esportes de vento. É uma paisagem que vale a pena conhecer.

Praticar windsurf e kitesurf

Para os mais aventureiros, a região de Barra do Cunhaú garante uma grande quantidade de ventos e, assim, muita diversão. É comum o céu ficar coberto pelos equipamentos de kitesurf, assim como pelas pessoas que aproveitam o mar para praticar windsurf. Existem diferentes empresas que prestam o serviço de treinamento e alugam os equipamentos, além de diversos roteiros disponíveis. Além do vento e um espaço geográfico espetacular para a prática do kitesurf e do windsurf, destacam-se também as práticas do atletismo, vôlei, futebol, futevôlei canoa havaiana e outros esportes náuticos. 

Praia da Boca da Barra

Um dos melhores lugares para praticar kitesurf é a Praia da Boca da Barra, já que os ventos são intensos na região. É por isso também que o mar é mais agitado nessa praia, o que garante lindas ondas e atrai muitos surfistas. É a praia ideal para os viajantes mais aventureiros, além de contar com uma linda paisagem.

Praia do Pontal

Com cerca de 5 km de extensão, a Praia do Pontal é uma ótima escolha para quem busca um local tranquilo. É aqui que muitos turistas encontram as condições perfeitas para dar um mergulho e observar os lindos corais, que são famosos por todo o litoral do Rio Grande do Norte. Também é um ótimo lugar para tomar um banho de mar e aproveitar o sol.

Praia da Barrinha

Famosa por ser o ponto de referência do encontro do mar com o rio, a Praia da Barrinha atrai muitos turistas por sua bela paisagem. Muitas vezes, é possível ouvir o encontro das águas e a calmaria que se segue no belíssimo Rio Catú, o segundo mais importante da região. Além disso, Barrinha conta com piscinas naturais e é o local ideal para um banho de mar.

Fazenda Cunhaú

Essa fazenda foi palco do primeiro morticínio de católicos pelas tropas holandesas. O local virou uma atração histórica e religiosa. Lá são celebradas missas, e é também onde os fiéis vão orar por graças aos Santos Mártires brasileiros. A Fazenda Cunhaú faz parte do Caminho dos Santos Mártires e é o ponto de partida para esse novo roteiro do turismo do Rio Grande do Norte.

A atual gestão da cidade está trabalhado o roteiro turístico “as 10 maravilhas de Canguaretama” e o roteiro Caminho dos Santos Mártires, com o intuito de explorar as diversas potencialidades turísticas que o município possui, não apenas no turismo de sol e mar, mas também vislumbrando as riquezas históricas, religiosas e culturais que existem nessa terra, tais como a dança indígena do toré, o fandango, o coco de roda, a chegança, a dança da lapinha e o pastoril, que são de importância para todo o estado.

O município possui uma vasta potencialidade nas diversas áreas do turismo, o que faltava era apenas uma atenção especial para o segmento que está sendo dada pela gestão do atual prefeito Wellinson Ribeiro, para que a atividade pudesse ser um destaque a nível nacional, despertando a curiosidade não só dos visitantes, mas também de investidores para que o turismo possa ser desenvolvido e gerar emprego e renda para os moradores da cidade e região.

O que não faltam são opções para aproveitar o melhor dessa linda e pouco conhecida parte do litoral do Rio Grande do Norte. As belezas e aventuras são garantidas: tudo o que você precisa fazer é montar o seu roteiro e curtir uma viagem inesquecível.

Como chegar

A forma mais fácil de chegar é partindo do aeroporto internacional de Natal. Lá, é possível alugar um carro ou pegar um táxi até Canguaretama, que é acessível pela direção sul da BR-101. Depois de chegar ao município, é preciso seguir por mais 13 km na RN-269 até chegar a Barra do Cunhaú. Outra opção mais rápida é entrar por João Pessoa. Do aeroporto da capital paraibana, chega-se a Canguaretama e Barra do Cunhaú em menos de 1h40 de viagem, também pela BR-101.

Onde se hospedar

Para quem vai aproveitar todas as atrações e pontos turísticos da Barra do Cunhaú, o melhor é se hospedar pela região. Assim, fica muito mais fácil relaxar e aproveitar as lindas paisagens. Confira abaixo as melhores opções de hotéis e pousadas:

Pousada do Forte – com ambientação rústica e muita proximidade com a natureza, essa pousada é ideal para quem está viajando com a família.

Pousada Recanto dos Coqueiros – essa pousada oferece acomodações simples, mas muito aconchegantes, além de um lindo jardim, piscina, campos de futebol e bar.

Barravilha Chalés – contando com chalés particulares, varandas, jardim, churrasqueira e cozinha totalmente mobiliada, esse chalé é uma experiência de comodidade com vista para o mar.   

Pousada Villa da Barra – esse hotel oferece uma experiência única de se hospedar na melhor localização da cidade e da praia em frente ao mar, com salas de jogos, piscinas com bar molhado e apartamentos frente ao mar. Oferece um café da manhã de fazer inveja com produtos regionais fresquinhos, como sucos de frutas da época, tapiocas e bolos deliciosos.

Restaurantes

Uma das principais características de Barra do Cunhaú é que essa é uma vila pesqueira e sua culinária é cheia de frutos do mar. Assim, alguns dos principais restaurantes da região têm como base essa grande referência. Por isso, separamos alguns dos lugares que você precisa conhecer em sua viagem.

Um dos principais restaurantes da região é o Camarão na Fazenda, que é especializado em frutos do mar e que conta com música ao vivo. Além desse, também é possível aproveitar os ingredientes marítimos no Monte das Oliveiras, que é um restaurante-bar à beira-mar focado no preparo de frutos do mar frescos. Outros destaques são a Barraca Miramar, o Canoas Grill, o Tempero Cunhaú e o Brasa Bar Churrascaria.

Mais informações em: www.canguaretama.rn.gov.br

Foto: Prefeitura de Canguaretama

Previous post

Praia Bonita Resort e 27 lagoas para curtir o verão em Nísia Floresta

Next post

Natal do Aurora Shopping tem sorteios todos os dias

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.