O futuro do trabalho será híbrido, essa realidade já está acontecendo agora, dado que temos empresas que adotaram o sistema por perceberem suas vantagens na produtividade dos funcionários. Já é possível, por exemplo, realizar contratações em qualquer lugar do país ou do mundo sem a necessidade de o colaborador estar na mesma cidade. Aplicativos e plataformas como o Zoom democratizaram o mercado de trabalho, porém trouxeram para o debate os desafios do trabalho híbrido.

Nos próximos anos seremos testemunhas deste equilíbrio entre o trabalho remoto e presencial, não há mais essa obrigação de manter todos os colaboradores em casa – mas, por comodidade, economia e percepção de que o modelo funcionou, acabou adotado por muitos negócios:

“O principal desafio para quem trabalha neste formato é ter equilíbrio entre horas de trabalho, momentos de descanso e reuniões para não afetar a saúde física e mental. Reuniões diárias podem ser mais curtas, com no máximo 30 minutos, por exemplo, que não consome o tempo de trabalho efetivo e não atropela os momentos que o colaborador precisa ter com sua família e outras atividades, como academia ou mesmo estudo” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Ações da própria empresa ajudam na adaptação
Outro ponto citado pela especialista é a necessidade das empresas de se criar um modelo em que os colaboradores possam se sentir confortáveis em todos os aspectos. No modelo híbrido, haverá momentos em que acontecerão reuniões presenciais e esse detalhe precisa estar planejado, como Catalano exemplifica:

“Os colaboradores precisam levar seus computadores? O espaço físico do escritório vai manter a estrutura? É possível ter uma equipe 100% do tempo presencial e outra que trabalhe revezando? Os desafios de cada negócio dependem da cultura interna e da personalidade dos colaboradores”.

De olho no material humano
Pesquisa do HubSpot trouxe dados a respeito do emocional de quem trabalha em casa:

– 20% dos profissionais em home office se sentem sozinhos todos os dias;
– 35% dos pesquisados sofrem com a solidão entre duas e três vezes por semana e
– 29% sentem muita falta da interação social com seus colegas.

O que as empresas já estão fazendo a respeito do trabalho híbrido é conversar com os colaboradores, buscando soluções colaborativas e comunicação mais fluida entre as suas equipes:

“Isso implica questões técnicas, como simplificação de processos operacionais do dia a dia e intensificação das conexões online. Os desafios do trabalho híbrido só estão começando, mas temos um leque de soluções interessantes que vai depender de cada gestão, da cultura empresarial e do empenho dos colaboradores“ completa Catalano.

Previous post

Grupo Tupi Pererê apresenta espetáculo de Natal "Encatorias”, no Shopping Curitiba

Next post

Oda Japanese Food: gastronomia japonesa em São José do Rio Preto

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.