Businessman shaking hands with a job applicant

Há pouco tempo, quando do auge do isolamento social, as entrevistas de recrutamento e seleção começaram a ser realizadas via videoconferência e, quando o candidato demonstrava o perfil adequado, uma segunda etapa presencial acontecia diante o recrutador ou na própria empresa.

Essa é apenas uma mudança que presenciamos nos últimos anos, muito em função da pandemia, é verdade, porém entra um tempero adicional: o perfil da nova geração que já chegou com tudo ao mercado de trabalho:

“São profissionais mais práticos, já nasceram no ambiente digital e estão acostumados a usarem recursos tecnológicos para qualquer atividade. Por isso não foi tão assustador realizar entrevistas de emprego neste formato” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Existem outros desafios e mudanças que esta geração precisa encarar a partir de agora – detalhes que o mercado já assimilou e está aplicando.

Concorrência é bem maior
Se antes um candidato tinha que superar profissionais que vivessem na mesma localidade, agora o postulante à vaga precisa superar concorrentes de diversas partes do mundo:

“As empresas vão escolher o candidato mais preparado para a vaga. Se puder ser ocupada via home office, tanto faz onde o candidato reside. Aumenta a concorrência para um trabalho na cidade da pessoa por um lado, mas abre portas para que esta mesma pessoa consiga um trabalho em outro estado sem sair de casa. A seleção segue com critérios técnicos, baseados nos conhecimentos e considerando a experiência do candidato, algo absolutamente familiar para a nova geração.”

Na mesma empresa sempre?
Outra mudança importante é o desejo do colaborador em ter uma carreira própria, sem ter que permanecer na mesma empresa por anos. Os novos profissionais preferem trabalhar com desafios e projetos que lhes satisfaçam, então as empresas estão mudando o clima no ambiente de trabalho para que não seja uma tarefa tediosa e sem perspectivas:

“Vai ser difícil uma empresa manter um talento por muito tempo se tiver um ambiente que desagrade este profissional. Já percebemos adaptações, criando modelos de trabalho que permitam atrair gente de qualidade e reter quem se destaca, como benefícios atrativos e flexibilidade no trabalho. Criar carreira em uma companhia não é mais o sonho de vida de muita gente.”

Conhecimento é tudo
Os jovens estão se aprimorando todos os dias com tutoriais, aprendendo por conta própria ou fazendo cursos online, o famoso EAD. O aprimoramento constante é uma característica que as empresas gostam, diferente dos funcionários que antigamente que se acomodavam e tentavam permanecer sem atualizações:

“Pesa positivamente na contratação. Os jovens sabem que seus ‘concorrentes’ estão aprendendo a cada segundo, por isso eles tentam se aperfeiçoar com reciclagem de conteúdo dinâmico online. Uma vez contratados, eles não param de buscar conhecimento” completa Catalano.

Previous post

Mundo dos Blocos é atração para as férias escolares, em Curitiba

Next post

Shopping Estação divulga horário de funcionamento no Ano Novo

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.