Uso de aços de alta resistência em componentes estruturais de equipamentos traz benefícios ao fabricante, como redução de custo e de peso, além de resistência e segurança

Desde 2016, a RSC Automec atua na manutenção e customização de veículos e fabricação de componentes através de engenharia aplicada. Para a empresa, cada projeto é único e apresenta uma complexidade própria. É preciso entender a fundo o desejo do cliente para entregar projetos que vão desde a fabricação de para-choques customizados para veículos fora de estrada até a reconstrução completa de veículos de luxo.  

A RSC Automec adotou o uso dos aços de alta resistência Strenx® em todos os componentes estruturais como longarinas para fabricação de chassi, suportes de fixação para braços de suspensão e amortecedores, travessas para apoio de câmbio e motor, além de inúmeros outros locais que sofrem esforços acentuados como sapatas de roll cage. A chapa antidesgaste Hardox® também foi adotada como base da mesa de gabarito para solda dos componentes. 

Segundo Bruno Henrique Seyfferth, sócio e responsável por projetos especiais da RSC Automec, o uso desses aços traz uma série de benefícios à oficina especializada, como por exemplo:


Visual: com sua resistência superior a 700 Mpa de tensão de escoamento, temos uma liberdade maior para criar formas e perfis sem comprometer a resistência dos componentes. A preocupação com a estética é constante dentro dos nossos projetos customizados;

Redução de peso: A possibilidade de reduzir espessuras de parede e ainda assim garantir igual ou maior resistência se comparado a outros aços de baixo carbono comum disponíveis;

Redução de custo: Aproveitando das propriedades superiores desses aços, é possível utilizar menos material e consequentemente proporcionar redução de custo nos projetos. O fácil processamento, como a sua boa soldabilidade também facilitam a montagem e contribuem com esse aspecto;

Resistência e segurança: Devido às propriedades já citadas, os equipamentos se tornam mais seguros, confiáveis e duradouros.

Tudo isso só foi possível graças à parceria com a Weld Vision Industrial, centro de serviço especializado na prestação de serviços de corte a laser, por jato de água, dobra, solda, usinagem e pintura. A Weld Vision trouxe essa inovação entregando peças com excelente qualidade, aliado ao suporte técnico na aplicação e processamento dos aços especiais Hardox® e Strenx® e apoiando a RSC Automec em todas as etapas do processo.

A Weld Vision Industrial – braço de serviços do grupo – busca sempre propor a mais alta tecnologia ligada ao aço e por isso tem orgulho em trabalhar com os aços da SSAB, como o Hardox®, Strenx® e Toolox®. Segundo Michel Diego da Silva, gerente da divisão, “com o objetivo de estar na vanguarda tecnológica, a Weld Vision industrial busca manter em sua planta equipamentos atualizados e inovadores, utilizando e comercializando o material da SSAB para repassar esta tecnologia nos componentes fornecidos pela empresa. Esses aços nos permitiram atingir novos nichos e mercados, substituindo soluções com aços convencionais por soluções inovadoras”.

Previous post

Maior rede de harmonização facial do Brasil inaugura nova clínica em Curitiba

Next post

Autogestão no trabalho remoto: você realmente no controle da sua carreira

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.