Com quatro casas que são referências gastronômicas em suas cidades, Don León resgata a tradicional culinária espanhola. O primeiro restaurante da marca está na pequena cidade de Monte Aprazível e serviu de escola para as duas unidades de São José do Rio Preto (uma na Redentora e outra dentro do Automóvel Clube), além da unidade de Brasília que funciona na Asa Sul da capital federal. 

Uma das comandantes é a renomada chef Mari. Porém a história de Don León começou bem antes de Mari se tornar chef. Quando sua família chegou ao Brasil vinda da Europa, Mari tinha apenas 11 meses de idade. Em pouco tempo, amigos da família começaram a frequentar sua casa e desfrutar dos deliciosos pratos que a mãe de Mari, Rubina Fernandez, preparava. “Já que todo mundo gosta da comida, por que não começa um negócio?”, conta Mari ao lembrar da história de origem do restaurante. E, assim, em 1964, um ano após chegarem ao Brasil, o Don León foi inaugurado.

O segundo restaurante foi fundado somente há seis anos em São José do Rio Preto. A menos de 40 km do primeiro, é comandado por Angel Perez, irmão de Mari.“É um lugar fantástico que tem sido muito elogiado e recebido muitos prêmios”, conta Mari. A terceira e quarta casa foram inauguradas um pouco depois e mantém a qualidade característica de Don León.

E como um bom restaurante espanhol, não poderia faltar as paellas especiais. Mas Don León vai além e entrega outros pratos da culinária mediterrânea, como o peixe frito à milanesa e mergulhado em molho branco, que leva alcaparras, batatas e camarões. Servido com arroz branco, alimenta até três pessoas. O carpaccio de bacalhau regado com azeite, salsa, rodelas de tomate e alho frito acompanhado de pão torrado é outra opção que é muito pedida. 

Outros pratos do cardápio são:

• Mexilhões no molho de tomate, cebola, alho e páprica; pimentões no azeite; camarão no alho; tortilha tradicional; tapas e jamón serrano. 

• Camarão, lula, mexilhão, vôngole, pescada branca na Caldeirada Espanhola em molho vermelho com páprica.

• Quatro diferentes pratos de bacalhau do porto: ao forno; à moda (molho de açafrão, batatas cozidas, brócolis, ovos, cenoura, ervilhas e azeitonas pretas); à viscaína e bacalhau Silvio em homenagem a um cliente, que sugeriu o peixe grelhado com batata, champignon, ervilha, brócolis, cenoura baby, couve-flor e tomate cereja é outro sabor dos deuses.

• Crema catalana para sobremesa.

• Drinques bem inspirados, como sprits di Alhambra, levemente picante, de espumante, licor 43, pêssego, gengibre, limão siciliano e tomilho de teor alcoólico.

• E é claro que não poderia faltar a tradicional sangriafeita com vinhos tinto ou branco e clericot de espumante rosé.

• Já na carta de vinhos, assinada pela Del Maipo, o destaque é o rótulo da casa Don León 2018, um Tempranillo produzido pela Bodega Vizar, o preferido do rei da Espanha.

A equipe do restaurante foi escolhida a dedo pela chef Mari, que aproveita o treinamento para passar os valores da família: respeito, honestidade e humildade, como ela mesmo se refere no menu. 

Don León funciona de terça a sábado (para jantar) e sábado e domingo (almoço). Para reservas: (17) 992472744. Mais informações em: www.restaurantedonleon.com.br

Previous post

Enotel Sunset Bay: tranquilidade à beira-mar na Madeira

Next post

Thermas da Mata, em Cotia (SP), lança área de praia com 6 mil m²

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.