Em plena Serra da Mantiqueira, o Circuito das Águas Paulista guarda uma profusão de áreas verdes, da zona rural aos centros urbanos, além de muitos espaços que preservam a Mata Atlântica e sua rica biodiversidade. Assim, os nove municípios que compõem o circuito são referência também em ecoturismo, com passeios nos quais é possível aproveitar momentos agradáveis junto à natureza a uma curta distância da cidade de São Paulo.

Monte Alegre do Sul, por exemplo, tem mais de 300 espécies de pássaros documentadas. Entre elas, podemos citar a suindara, o urubu-rei, o chocão-carijó, o tangará e muitas outras aves, avistadas principalmente na zona rural da cidade. A Pousada da Fazenda tornou-se até um destino turístico em Monte Alegre do Sul por ser um ponto de observação de aves. Ali podem ser vistas 15 espécies diferentes de beija-flores.

Com um clima ameno, Águas de Lindóia está localizada entre unidades de conservação das serras da Mantiqueira e da Cantareira. O entorno do município guarda áreas de mata nativa, com grande biodiversidade, como a Mata do Brejal e o Morro Pelado. Cerca de 250 espécies de aves podem ser encontradas na região – entre elas, o canário-rasteiro –, além de outros animais, como o sagui-da-serra-escuro.

Conhecida pela profusão de fontes de águas minerais, Lindóia tem vegetação exuberante, cercada pela Serra da Mantiqueira e cortada pelo Rio do Peixe. O entorno do Grande Lago Lindóia é local certo para caminhar, fazer piqueniques e apreciar a fauna local, com destaque para o birdwatching.

Muito mais do que uma cidade histórica, Amparo é conhecida pela natureza exuberante e pelo ecoturismo. Dentro da reserva ecológica Mundão das Trilhas, trechos preservados de mata nativa abrigam animais como quatis e raposas. “É fundamental o desenvolvimento de ações ecológicas”, conta o proprietário, Airton de Toledo, que vai continuar investindo cada vez mais em trilhas e em contato com a natureza. No Parque Ecológico Dr. Paulino Recch, há trilhas e riachos, onde é possível ficar pertinho da natureza.

Em Serra Negra, destaque para o Bioparque da cidade, com um total de 28 hectares. Coberto por uma vegetação exuberante, o local tem uma rica fauna, com macacos-sauá, tatus, maritacas, gaviões e serpentes, entre outras espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Área remanescente de Mata Atlântica em Jaguariúna, a Mata do Celso também abriga diversas espécies de animais, como a jaguatirica, o bugio, o macaco-prego e o tucano.

Às margens do Rio Jaguari, Pedreira tem belezas naturais e paisagens bucólicas. Destino de aventura e ecoturismo, a cidade possui trilhas para caminhadas e cavalgadas em meio à sua exuberante fauna. O mesmo pode ser dito de Holambra, cidade conhecida por seus parques e campos floridos. Socorro também atrai turistas de todo o país em busca de muita adrenalina e um contato maior com a natureza. Na cidade é possível apreciar a biodiversidade típica da Mata Atlântica em locais como o Horto Municipal.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista, acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Foto: Divulgação / CICAP

Previous post

Quick Commerce: a logística capaz de entregar pedidos em horas

Next post

Shopping Curitiba terá Carnaval infantil e programação especial para os pets

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.