Late work. An older woman working on a laptop while holding a cup of water in her hand.

Jenni tem 45 anos e não acredita que conseguirá uma colocação, o motivo: a idade.
Beatriz tem 19 anos e não acredita que conseguirá uma colocação, o motivo: a idade.

Essas duas realidades completamente antagônicas estão no imaginário popular com uma verdade absoluta, mas isso é verdade?

Dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, disponível na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), apontam que o número de pessoas com mais de 65 anos trabalhando com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017 – ou seja, se antes havia 484 mil, o número saltou para 649,4 mil. Para Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, a presença de trabalhadores com idade mais avançada está associada, dentro outros fatores, ao aumento da expectativa de vida:

“Infelizmente, a idade ainda é encarada pelos próprios candidatos como um peso negativo. Isso é um equivoco, pois, muitas vagas precisam de profissionais com experiência e competência. Hoje se vive mais e melhor, é normal pessoas com mais de 50 anos com vitalidade e interesse em trabalhar ao invés de ficarem em casa, Não buscar trabalho por se sentir velho é, na verdade, uma desculpa.”

A especialista reforça que a experiência pode transformar qualquer funcionário em um profissional altamente capacitado e com bagagem, com vivência suficiente para trazer soluções para qualquer equipe:

Boa parte dos funcionários só desenvolve essa capacidade de trabalhar em equipe ao longo dos anos, o que faz da idade um sinal de que este candidato desenvolveu habilidades para trabalhar em grupo. Um trabalhador experiente costuma ser versátil, mais do que muitos que estão iniciando sua jornada laboral, com disposição para ouvir colegas e trabalhar em conjunto com qualquer time” esclarece Catalano.

Mas só idade não basta
A grande dica para trabalhadores nesta faixa de idade não perderem a motivação na busca, depois de muitos anos de trabalho, é a atualização constante. O diferencial da experiência aliado com novos conhecimentos transformam um profissional com anos de serviços prestados em praticamente uma peça chave para qualquer vaga:

“Outro detalhe interessante é buscar trabalhos com profissionais de outras gerações, empresas novas e encarar seus desafios. A idade não vai regredir seus conhecimento e sempre é tempo para continuar crescendo na carreira e desenvolvendo suas skillsfinaliza Catalano.

Previous post

Nascente Azul: uma imersão na natureza para toda a família

Mundo dos Blocos
Next post

Blocos gigantes de montar são atração infantil no Shopping Curitiba

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.