Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a necessidade de preservação desse tão importante recurso natural. Essencial para a manutenção da vida no planeta, a água aparece como protagonista em um dos melhores destinos do interior de São Paulo – o Circuito das Águas Paulista.

Com fácil acesso a partir da capital do estado, de Campinas e do sul de Minas, a região turística é composta por nove cidades e foi privilegiada pela natureza. Ali é fácil encontrar fontes de água minerais e medicinais, rios que serpenteiam entre as belas paisagens emolduradas pela Serra da Mantiqueira e lagos que proporcionam momentos de lazer.

Lindóia é conhecida em todo o país por ser a “capital nacional da água mineral”, sendo responsável pelo engarrafamento de 40% da água mineral distribuída no Brasil. Inclusive, um dos monumentos da cidade é uma grande garrafa de água mineral, ponto muito fotografado pelos visitantes. Além disso, o complexo do Grande Lago é uma das grandes atrações de Lindóia. O espelho d’agua é alimentado pelas nascentes que afloram das montanhas e a área é utilizada para esportes e lazer.

Águas de Lindóia é um convite ao bem-estar, com uma história diretamente ligada à água. Foi fundada no começo do século XX pelo médico italiano Dr. Francisco Tozzi, que soube de uma fonte de água com propriedades curativas próxima a Lindóia. Ali foram erguidas as Thermas de Lindoya, o que deu origem a um novo povoado. As Thermas chegaram até mesmo a receber a ilustre visita de Marie Curie, na década de 1920, que constatou as propriedades terapêuticas de suas águas. Hoje, o público pode aproveitar os benefícios das águas da cidade no Balneário Municipal de Águas de Lindóia, que oferece banhos para tratamentos de mazelas, outros serviços relaxantes e piscinas abastecidas com água mineral.

Com um clima ameno e bem preservadas construções neocoloniais, Monte Alegre do Sul também se destaca pela qualidade de suas águas. Além do Balneário Municipal, onde os visitantes podem se beneficiar de banhos de imersão, há cerca de 10 fontes espalhadas pelo centro da cidade, como a Fonte da Índia e a Fonte Bom Jesus, cujas águas têm propriedades medicinais e são indicadas no tratamento de doenças de pele, artrite e artrose.

Em Serra Negra, a descoberta da qualidade terapêutica de suas águas minerais impulsionou o desenvolvimento turístico da cidade. A estância possui várias fontes abertas ao público, como no Parque Fonte Santo Agostinho, que conta com as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, bosque, lago e playground. No Parque Ecológico Dr. Jovino Silveira, com ampla área de lazer, está a fonte Nossa Senhora de Lourdes.

Com coloridas construções que datam do ciclo do café, Amparo também é conhecida pela exuberante mata nativa, pelas águas medicinais e pelo clima ameno. Foi o primeiro município do Circuito a ser considerado uma estância hidromineral. São encontradas ali fontes de água mineral com propriedades medicinais, indicadas para tratamento de asma, bronquite e diabetes, como as fontes Nossa Senhora do Amparo, São Benedito e Santa Luzia.

Além de fontes de águas minerais, Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, cujas corredeiras são procuradas por aventureiros de todo o país para a prática de rafting. Aliás, Socorro é um dos principais destinos de turismo de aventura do país, com atividades que costumam estar ligadas à água. Em Jaguariúna, a adrenalina fica por conta do Naga Cable Park, onde é possível praticar wakeboard, esqui aquático e outras atividades na água. O local também conta com o maior parque aquático de flutuantes do Brasil.

Cidade das flores e de influências holandesas, Holambra é cortada por rios e tem um de seus principais atrativos às margens do Lago do Holandês. É o Parque Van Gogh, com atividades como pedalinho e simpáticos chalés que abrigam lojas e cafés. Já Pedreira se destaca por sua beleza natural, cercada por montanhas e às margens do Rio Jaguari, que pode ser admirado de vários pontos e é local certo para a prática da pesca esportiva.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista, acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Foto: divulgação / CICAP

Previous post

Podcast vai preparar marketing a partir do zero ao vivo

Next post

Com setor de beleza e bem-estar aquecido, Shopping Curitiba inaugura sete novas lojas

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.