O inverno começou no último dia 21 de junho e, com ele, a alta temporada invernal na região patagônica. Tanto na Argentina, quanto no Chile, os destinos da região “do fim do mundo” são providos de experiências únicas não só na neve, como também em meio a algumas das paisagens mais incríveis do planeta.

Para visitar a região, que cobre uma área com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de território praticamente selvagem, no extremo sul da América do Sul, o que não faltam são roteiros que incluem montanhas nevadas, glaciares, lagos e outras belezas naturais.

A seguir, a Patagonia Experience Travel, agência que conhece e tem foco no Fim do Mundo, indica dez dos tours mais incríveis para aproveitar a próxima temporada invernal e de verão na Patagônia. Confira:

Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno em El Calafate
Um dos atrativos mais famosos da Patagônia, o Glaciar Perito Moreno é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1981) e está localizado no Parque Nacional Los Glaciares.

Para conhecer as belezas do lugar, uma das melhores formas é fazendo um roteiro de trekking com guias de montanha. Dessa forma, os aventureiros fazem uma caminhada pelas margens do Lago Rico até a geleira, podendo apreciar uma variedade de formações típicas de geleiras, como fendas profundas, dolinas azuis, enormes seracs – um grande bloco de gelo formado pela fratura de uma geleira – e lagoas azul-turquesa.

No passeio, há ainda uma palestra sobre glaciologia, ciência que explica a composição e formação desses fenômenos da natureza.

Informações: patagonia.com.br/tour-minitrekking-glaciar-perito-moreno-com-traslados

Navegação entre Icebergs para os Glaciares Upsala e Spegazzini em El Calafate
Saindo de Punta Banderas, a 47 quilômetros de Calafate, é possível fazer um roteiro pelo braço norte do lago Argentino, navegando entre grandes icebergs.

O tour passa por atrativos como os glaciares Spegazzinni, Haim Sur e Peinetas, e inclui caminhada por trilha de montanha de onde se tem vistas incríveis para a baía das geleiras.

Informações: patagonia.com.br/tour-todo-glaciares

Lagos Off road 4×4 em Ushuaia
Quem não dispensa uma boa aventura na Patagônia poder fazer um roteiro off road pela rota 3, que atravessa parte da cordilheira Fueguina.

No percurso, pode-se acessar o Passo Garibaldi, de onde se avistam os lagos Escondido e Fagnano. O caminho, antiga rota de madeireiros, quando feito em veículo 4×4 permite chegar a lugar mais remotos, com bosques e pedras formando o cenário.

Após atravessar o lado Fagnano e chegar ao Escondido, é possível fazer trekking entre os bosques andinos e experimentar a gastronomia local com um assado argentino.

Informações: patagonia.com.br/tour-lagos-off-road-em-4×4-pelos-andes-com-guia-e-traslados

Puerto Pirâmides com avistagem de baleias no barco/submarino em Puerto Madryn
Já imaginou observar as baleias em seu habitat natural embaixo d’água? Na Patagônia isso é possível!

O roteiro que sai de Puerto Madryn e navega pelo Golfo Nuevo até a Península Valdés é indicado para avistagem de baleias francas, leões marinhos de cabelo, pássaros típicos da Costa Patagônica e golfinhos negros.

O passeio é feito a bordo do Yellow Submarine, uma embarcação que conta com cabine subaquática para observação da biodiversidade local embaixo d’água. Todo o tour é acompanhado por guia baleeiro, que explica sobre as espécies e ajuda os visitantes a entenderem o comportamento dos animais.

Informações: patagonia.com.br/tour-peninsula-valdes-privado-com-baleias-no-yellow-submarine-em-puerto-madryn

Tour Trekking a Base Torres em Torres del Paine no Chile
O trekking que leva até a base das Torres del Paine é uma das atividades mais importantes da Patagônia chilena. O tour passa por lugares como o Vale do Ascencio e o Camping Chileno, de onde é possível observar as mudanças na paisagem, ao adentrar uma antiga floresta de lenga.

Da base das Torres contempla-se os três gigantes de granito que formam um dos principais cartões-postais da região: Central, Monzino e D’Agostini; além dos morros Peineta e Nido de Condores.

A experiência ainda inclui almoço neste que é um dos cenários mais extraordinários do mundo.

Informações: patagonia.com.br/trekking-base-torres

Full Day El Chaltén com navegação no Lago do Deserto e Glaciar Vespignani
O vilarejo argentino de El Chaltén é nomeado como a capital do trekking no país, contando com um cenário de montanhas, lagos e glaciares.

Ali, além de visitar o povoado, pode-se esticar o roteiro até o Lago del Desierto, emoldurado por uma exuberante floresta de lengas, e o Glaciar Vespignani.

Informações: patagonia.com.br/tour-full-day-el-chalten-com-navegac-o-lago-del-desierto-e-glaciar-vespignani

Tour Pinguineira Punta Tombo com visita ao Museu dos Dinossauros, Puerto Madryn
Avistar pinguins também está entre os tours mais incríveis para fazer na Patagônia. Saindo de Puerto Madryn, a rota se estende até a Reserva Natural Punta Tombo, onde está a mais importante colônia de pinguins do continente americano.

Os animais chegam ali para reproduzir e ter seus filhotes antes de voltar para o nordeste da América do Sul. Em Punta Tombo é possível caminhar por trilhas observando não só a fauna local, como também a atividade da colônia pinguineira.

O passeio inclui ainda paradas na Ciudad de Gaiman, às margens do rio Chubut, e Trelew, onde fica o Museu Egídio Feruglio, com importante acervo palenteológico.

Informações: patagonia.com.br/tour-pinguinera-punta-tombo-desde-puerto-madryn

Tour Circuito Chico com cervejarias artesanais e colônia Suiça em Bariloche
Na rota que sai de Bariloche e visita algumas cervejarias artesanais da região estão atrativos como a ilha Huemul, o Cerro Campanario, as penínsulas Llao Llao e San Pedro, entre outros.

Outro destaque do circuito é a Capilla San Eduardo, uma joia da arquitetura regional e o magnífico hotel Llao Llao, inaugurado em 1939, verdadeiro símbolo do lugar e obra do renomado arquiteto Alejandro Bustillo.

Informações: patagonia.com.br/tour-circuito-chico-bariloche

Tour Navegação a Ilha Victoria com Bosque de Arrayanes em Bariloche
O roteiro visita a maior ilha do Lago Nahuel Huapi, protegida pelo parque nacional de mesmo nome. Ali está a última floresta natural de Arrayanes, além de atrações como pinturas rupestres e uma praia de areia vulcânica.

Também é possível apreciar a paisagem única da península de Quetrihué, que inclui árvores centenárias.

Informações: patagonia.com.br/ilha-victoria-e-bosque-de-arrayanes-em-bariloche

Tour Noturno com Trenós puxados por huskies + motos de neve + raquetes de neve em Ushuaia
O tour que vai em direção ao Vale Tierra Mayor é indicado para famílias que queiram viver uma típica noite de inverno na Patagônia.

Durante a experiência, os viajantes podem degustar um jantar tradicional em uma cabana com delícias como brochettes e guisado no fogo, vinho quente, vinhos e a especialidade da noite, “el café del Hachero”.

Na hora do retorno, é possível escolher entre as opções: Snowshoe, Land Rover com trilhos ou Snowmobile.

Informações: patagonia.com.br/passeios-patagonia/tour-noite-na-neve-dos-andes-em-ushuaia

Imagem: Divulgação/ Patagonia Experience Travel

Previous post

Abismo Anhumas (MS) tem desconto para crianças nas férias de julho

Next post

No próximo domingo (3) acontece a Corrida 15K de Santa Felicidade, etapa Inverno

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.