afro man stretching hands while working with laptop

Dentre tudo que se pode analisar de um profissional em home office,  a saúde deve estar em primeiro lugar. A qualidade de vida neste modelo de trabalho afeta a produtividade de cada colaborador e, convenhamos, o distanciamento social torna este um dos maiores desafios. Em um escritório fica mais fácil manter uma rotina de saúde mental, mas com cada funcionário em sua própria casa as coisas mudam:

“É complicado manter a produtividade de um profissional nestas condições. Tem que colocar nesta balança a motivação e a qualidade de vida no trabalho, incluindo todos os hábitos de cada pessoa. Para manter a produtividade, os gestores precisam manter e incentivar bons hábitos de cada indivíduo, até mesmo para os gestores não está sendo fácil, então imagine o tamanho do desafio” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

AlimentaçãoEm casa, é normal manter rotinas mais desleixadas com relação ao que comemos. Um salgadinho aqui e um sanduíche ali pode influenciar nossa rotina, causando um quadro de falta de nutrientes e até mesmo cenários de obesidade:

”Em um escritório nos moldes convencionais, há ali o momento do café e a famosa hidratação, ou seja, não é prejudicial e o próprio ambiente ajuda a controlar este hábito. Mas a alimentação é responsável por fornecer energia e nutrientes. O colaborador precisa analisar cuidadosamente o que vai consumir. Os gestores podem incentivar e orientar o consumo de alimentos naturais e minimamente processados, justamente para equilibrar carboidratos, fibras, proteínas e gorduras”

Catalano explica ainda que pular refeições ou manter períodos de jejuns vão afetar a produtividade, deixando o colaborador mais cansado.

Laboral
Praticar exercícios físicos regularmente ou mesmo alongar são hábitos que precisam estar na rotina. Se nos escritórios, há essa orientação criada por profissionais de saúde para manter a sanidade física, em casa essa prática não pode diferir:

“É a manutenção de uma rotina saudável, O que muitas empresas podem fazer é chamar, em um determinado horário, seus colaboradores através da câmera para fazer alongamentos, por exemplo, com todo mundo junto, tal qual a atividade laboral. Claro que precisa ser feito sob a orientação de um profissional de educação física e evitar forçar muito as atividades, mas esta rotina ajuda a manter a equipe mais unida, mesmo com distanciamento”.

Lembrando que essas práticas fortalecem músculos, articulações e contribuem positivamente para o controle do peso e a saúde cardiovascular – sem contar a liberação de endorfinas, que dá aquela sensação de prazer “… além de ser uma ótima opção para dar aquela escapada da rotina”.

ErgonomiaPara não desgastar o colaborador e manter a produtividade sem desastre, a empresa precisa providenciar os materiais ergométricos necessários para a rotina:

“Estamos falando da cadeira, da mesa, dos suportes para computador e aquelas pranchas que ficam nos pés, por exemplo. Em casa, muitas vezes é complicado ter tudo ajustado e o resultado inclui dores, má postura e até mesmo lesões. Utilizar os equipamentos adequados reduzem esse estresse e trazem um pouco de conforto no home office. Lembrando que o espaço em que estes equipamentos estão instalados precisam estar adaptados à realidade de cada trabalhador”.
Descanso para uma saúde mental em dia
Trabalhar em excesso é ruim para a saúde, comprometendo a produtividade. Em casa, é normal que haja essa confusão do horário de trabalho com o horário de descanso, e a confusão pode resultar em um desequilíbrio mental, desempenho e produtividade. O colaborador precisa ter seus horários, de sono, de trabalho e de descanso, bem definidos:

“Dormir menos horas, combinado com péssimos hábitos alimentares, aumenta o risco de diabetes, obesidade, doenças cardíacas e até depressão. A empresa precisa incentivar que todos tenham suas horas de descanso para dedicar um tempinho para seus hobbies”. Socializar, mesmo à distância, também ajuda na produtividade. A diversão precisa fazer parte da rotina, sempre que possível. A sua saúde mental dos colaboradores mantém a produtividade e ajuda a manter o ambiente, mesmo em home office, menos estressante”, completa Catalano.

atividade liberal, home office, produtividade, socializar, colaborador, trabalhar em casa, rotina, rotinas em casa, eliane catalano, rh nossa, nossa rh ,Ergonomia, alimentação,Laboral em casa

Previous post

Shopping da capital paranaense reúne 6 estilos de cafeterias diferentes

Next post

Além da Medicina: Evento inédito destinado para médicos conversarem sobre futuro

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.